Blog

      Postado em 01 de Outubro às 19h59

      Palestrantes alertam para risco de mau uso das águas subterrâneas

      Destaques (25)

      “Nós temos um grande problema que coloca em cheque toda a base econômica, que é como usar a água de maneira sustentável”, afirmou a Professora Dr. Janete Facco, no debate que ministrou nesta sexta-feira, 28, no segundo dia do 3º Congresso Regional de Direitos Humanos: Educação, Ambiente e Saúde, na Celer Faculdades. Também fez parte da programação a palestra do professor Dr. Odair Neitzel, que discutiu sobre as perspectivas educativas frente à crise ética e ambiental. O debate fez parte do Eixo temático 2, trazendo tópicos relacionados a Educação, Ambiente e Economia. 

      O professor Odair Neitzel comentou que o debate acerca da educação vai além da formação institucional, porque deve se buscar uma formação humana, orientada filosoficamente. “É preciso formar pessoas capazes de pensar criticamente e filosoficamente, o grande desafio da educação, nesse sentido é promover uma formação que fortaleça o caráter autônomo de cada sujeito”, explica o professor.

      A geógrafa e pós-doutoranda pela UFSC, Janete Facco, pesquisa sobre os recursos hídricos na região oeste de Santa Catarina e avalia que a região atualmente passa por problemas na questão das águas subterrâneas, como o risco de contaminação das reservas de água, o que pode afetar diretamente a produção agropecuária. “Quando se trata de agronegócio, seja na criação de animais ou vegetais, precisamos de água de qualidade, como nossas águas superficiais estão comprometidas, fica viável aos proprietários utilizarem os recursos subterrâneos, isso causa uma preocupação em conseguirmos manter sustentavelmente esses recursos”, pontua Janete.

      As palestras contaram com debates mediados pelo Professor Walter Strobel Neto e Professora Dr. Vanessa Dutra Silva. Estiveram presentes alunos dos cursos de Pedagogia, Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Ambiental e Sanitária e ADS da Celer e docentes.
       

      Por Mariana Cossa - Acadêmica de Jornalismo

      Veja também

      Projeto de Extensão Biomedicina Aplicada realiza atividades com o Grupo Aconchego06/08 Os acadêmicos do curso de Biomedicina da Celer Faculdades participaram de uma atividade de extensão junto ao Grupo de Idosos Aconchego na cidade de Xaxim. A atividade faz parte do projeto de extensão chamado Biomedicina Aplicada que iniciou em 2017. Com o grupo, os acadêmicos acompanhados da professora Dayse Locateli, desenvolveram diversas atividades que envolvem o curso de......
      Painel Inspiração acontece na próxima semana na Celer Faculdades04/10 O Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial (ACIAX) de Xaxim, em parceria com o curso de Administração, Ciências Contábeis e Empresa Júnior, realizam no dia 11 de outubro, o Painel......

      Voltar para Blog