Curso de Psicologia desenvolve Projeto de Orientação Profissional na Escola Neusa Massolini

01

O Projeto de Extensão “ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E PROFISSIONAL: O QUE EU QUERO SER?” pensado e desenvolvido pelo Curso e pela Clínica Escola de Psicologia da Celer Faculdades, tem como objetivo auxiliar os adolescentes na busca mais assertiva de uma profissão, despertando neles as competências necessárias e o interesse em relação à escolha do seu futuro profissional.

Conduzido pela Coordenadora do Curso de Psicologia, Prof.ª Maria Lucia Badallotti Tavares e pela Coordenadora da Clínica Escola de Psicologia, Prof.ª Gissele Debastiani, contando ainda com a participação dos acadêmicos do oitavo período e do décimo período do curso, neste semestre o projeto foi realizado na Escola de Educação Básica Neusa Massolini, com a turma do segundo ano do Ensino Médio no turno matutino, e com as turmas do segundo e do terceiro ano do Ensino Médio no período vespertino.

Os encontros foram realizados em quatro momentos, trabalhado questões referentes ao processo de escolha profissional, fatores que influenciam nessa decisão e aspectos que devem ser levados em consideração no momento da escolha. Trabalha-se no sentido de orientar o adolescente com relação aos cuidados e fatores que deve levar em consideração ao escolher uma profissão, promovendo uma reflexão sobre os interesses e aptidões de cada um, bem como o alinhamento destes ao perfil e expectativas de cada adolescente.

O projeto tem como objetivo trabalhar além da escolha profissional, fazendo com que os adolescentes possam compreender de forma mais precisa questões referentes a mercado de trabalho, empregabilidade e conhecimento, bem como entender qual é a relação que ambos os conteúdos tem com o processo de escolha profissional. Por fim, torna-se importante destacar que este projeto auxilia de forma dupla, pois além de auxiliar adolescentes no processo de escolha profissional, permite a participação dos estagiários de psicologia em atividades práticas ligadas à sua atuação profissional.

02

03