Comitê de Ética em Pesquisa da Celer Faculdades participa de capacitação na Unochapecó

Intercambio_entre_Instituicoes_proporcionou_a_troca_de_conhecimentos_e_experiencias

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) da Celer Faculdades  participou de uma capacitação na Unochapecó sobre a Plataforma Brasil que caracteriza-se como uma Base Nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos. A Plataforma baseia-se conforme determinação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP)  que orientam os estudos e acompanha em seus diferentes estágios, desde a sua submissão até a aprovação final.

Os integrantes do Comitê da Celer Faculdades puderam conhecer a estrutura do Comitê da Unochapecó e as diretrizes que compõem a pesquisa com seres humanos. “O encontro propiciou a discussão sobre pesquisas e a importância de conhecer e seguir as diretrizes das principais resoluções brasileiras, seguindo o regulamento do CONEP”, disse o Coordenador de Pesquisa da Celer Faculdades, Anderson Tedesco.

Na Celer Faculdades, integram o Comitê os professores Anderso Luiz Tedesco, Tiago Ramos, Maria Luiza Marinho de Mello, Paulo Fernando Perizzolo, Vanessa Dutra Silva e Marli Kasper Rex. “O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Celer Faculdades é um órgão colegiado, multidisciplinar, de caráter de relevância acadêmica e pública e também um órgão consultivo, deliberativo e educativo e que está em fase de organização e está buscando o registro no CONEP, o qual está diretamente ligado ao Conselho Nacional de Saúde”, explica a professora Marli Kasper Rex.

O Comitê está em fase de construção do seu regulamento interno e vinculado a Coordenação de Pesquisa da Celer Faculdades. O objetivo é de avaliar e acompanhar os aspectos éticos de pesquisas envolvendo seres humanos, bem como orientar discentes e docentes ou mesmo participantes e voluntários que queiram fazer parte de pesquisas.